fbpx
3

Contrato de trabalho suspenso por 2 meses: Quais os seus direitos como trabalhador?

Segundo texto da MP 936, publicada em caráter extraordinário, devido a pandemia do Covid-19. Os empresários podem suspender o contrato de trabalho de seus funcionários no sistema de CLT, por até 60 dias que podem ser divididos em dois períodos de 30 dias e intercalados com a redução de jornada de trabalho e salarial.

Durante o período de suspensão contratual o funcionário não pode trabalhar, nem presencialmente e nem remotamente. O acordo precisa ser aceito pelo trabalhador, até dois dias depois de receber a proposta pela empresa.

Os trabalhadores que tiverem o contrato suspenso de acordo com a MP 936 tem os seguintes direitos:

Receber benefício emergencial, pago pela União Federal, de 100% do valor do seguro-desemprego a que teria direito (para empresas com renda bruta anual até R$ 4.800.000,00). Se a empresa teve receita bruta superior, o valor do benefício emergencial será de 70% do seguro-desemprego e a empresa arca com os outros 30%.

A todos os benefícios já concedidos pelo empregador, como plano de saúde, vale-alimentação, seguro de vida (se houver), dentre outros. Apenas o vale-transporte pode ser cortado, uma vez que não haverá prestação de serviços e necessidade para deslocamento.

Estabilidade no emprego pelo dobro do tempo de duração da suspensão contratual.

O recolhimento para contribuição previdenciária como segurado é facultativo para que o período de suspensão contratual seja computado no tempo de serviço para fins de aposentadoria por tempo de contribuição.

É importante salientar que é dever da empresa formalizar o contrato e realizar o cadastro do trabalhador junto ao Ministério da Economia, para que o benefício seja depositado diretamente na conta do empregado.

Nós, do escritório Vieira Côrtes seguiremos compartilhando informações importantes durante este período, alertando sobre possíveis mudanças, leis e impactos na economia, relacionados ao COVID-19.

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco, será um prazer orientá-lo(a).

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Últimas Notícias

Categorias

Endereço

Rua do Carmo, nº17 - 1º Andar - Castelo - Centro do Rio de Janeiro, CEP: 20011-020

© 2020 Vieira Côrtes – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.

Open chat